Exame de Optometria

A Optometria é a técnica ou prática profissional que, pelo exame do olho, diagnostica falhas de refração e prescreve lentes e/ou exercícios apropriados, sem a necessidade da aplicação de drogas ou tratamentos cirúrgicos. Ela trabalha fora do “órgão globo ocular” e foca no sentido da visão, corrigindo miopias, hipermetropias, astigmatismos, que não são doenças, são defeitos da visão.

A Optometria não trata ou cura o “órgão globo ocular”, porque isso é competência da medicina. Portanto, o optometrista não faz diagnósticos de doenças, muito menos receita medicamentos.

Cabe a esse profissional emitir a fórmula para óculos (“receita”) e indicar exercícios ortópticos, que não são remédios, afinal, óculos ou exercícios não são ingeridos nem injetados. Por isso, essas prescrições não têm contraindicação, nem fazem mal à saúde.

Um exame de Optometria começa com o optometrista fazendo a anamnese detalhada, para determinar que problemas visuais o paciente pode estar enfrentando, bem como outras informações relevantes sobre a sua saúde e necessidades visuais. A detecção e o diagnóstico de doenças oculares são uma parte importante do trabalho.

Quando um optometrista descobre uma queixa visual que requer tratamento médico ou cirúrgico, o paciente é imediatamente encaminhado a um médico ou a um oftalmologista.